Fichamento-03
Características da moral
A moral viria de cada indivíduo, baseada em seus costumes, em Deus e sobre tudo na sociedade onde vive. Seria a definição de cada um sobre o bem e o mal onde moral seria sinônimo de ética. Na definição sobre moral ela seria composta por duas regras básicas :Conviver bem é não praticar o mal (mal e bem seria colocado por cada sociedade diferentemente). E o julgamento da sociedade pela conduta dos indivíduos, aprovado ou reprovado pelo código moral.
Em si a moral funciona como ‘dever ser’ de cada pessoa. Assim haverá uma pluralidade de sistema morais e que seria impossível fazer com que o direito se encaixe em todas ela.
Diferença entre direito e moral nas sociedades modernas
As diferenças entre as regras morais e jurídicas:
Finalidades: Onde a moral tem o objetivo de tornar o indivíduo melhor. Já as regras jurídicas facilitam o convívio social.
Critérios de reconhecimento: A moral seria suas crenças de sociedade e os mandamentos de autoridades. O direito sua única fonte é p Estado que avalia as condutas por “legal’ e “Ilegal” e objetiva.
Tipos de sanções: Sanções morais são informais por que a moral pressupõe que cada um pode agir de sua maneira. Os sansões jurídicos são fixos pois o direito impõe limites no agir de uma sociedade,
Conteúdo: Impor normas adequadas em termas importantes essa seria a moral. No direito já se preserva a ordem de convivência e da estrutura ao poder.
Conhecimento por parte dos destinatários: Moral de mais fácil acesso pois está no dia a dia de toda sociedade, o direito já seria diferente por que para realmente conhece-lo devemos estuda-lo.
Influência do direito na moral e a moral no direito
A moral influencia no direito assim como o direito influencia na moral. O fato de que a moral impõe também seus limites de convívio em sociedade assim como o direito também impõe.
As relações possíveis entre o direito e a moral
Os