Nova gramática do português contemporâneo fichamento do capítulo 03 "fonética e fonologia"
NOVA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO
FICHAMENTO DO CAPÍTULO 03 “FONÉTICA E FONOLOGIA”
09/04/2012
O capítulo 03 do livro “Nova gramática do português contemporâneo” de Celso Cunha e Lindley Cintra abordará os sons da fala: o aparelho fonador, som e fonema, classificação dos sons linguísticos; sendo o fichamento feito em formato de tópicos dos assuntos mais importantes estudados.
Os sons da fala
Os sons da voz de um indivíduo são quase todos consequências da ação de certos órgãos sobre a corrente de ar vinda dos pulmões, sendo assim, três situações são necessárias: A corrente de ar; um obstáculo encontrado por essa corrente de ar e por último uma caixa de ressonância.
O aparelho fonador
O aparelho fonador é constituído das seguintes partes: pulmões, brônquios, traqueia, laringe e cavidades supralaríngeas (faringe, boca e fossas nasais)
Funcionamento do aparelho fonador
Os pulmões expelem o ar pelos brônquios, o mesmo penetra na traqueia até a laringe, onde atravessa a glote (abertura entre duas pregas musculares das paredes superiores da laringe conhecidas pelo nome de cordas vocais) encontrando assim seu primeiro obstáculo. Se o fluxo de ar encontrar as cordas vocais fechadas o mesmo forçará a passagem atravessando-as causando uma vibração que produzirá o som musical característico das articulações sonoras. Se o fluxo de ar encontra-las abertas, o ar escapa sem vibrações laríngeas. As articulações produzidas denominaram-se surdas.
Ao sair da laringe, o fluxo de ar entra na cavidade faríngea ,uma encruzilhada que lhe oferece duas vias de acesso ao exterior: o canal bucal e o nasal. O órgão que é capaz de obstruir ou não o ingresso do ar na cavidade nasal é o véu palatino a ação desse órgão determinará se o som será oral ou nasal.
Som e Fonema
Não são todos os fonemas pronunciados na língua portuguesa que terão o mesmo valor no funcionamento da mesma, alguns servem para diferenciar