procedimentos uso fundo fixo
Fundo fixo é um sistema de controle de caixa com objetivo de facilitar o atendimento das necessidades de pagamento das compras de pequeno valor de uma empresa, não podendo em hipótese alguma, gerir movimentação de recebimentos de vendas de produtos ou prestação de serviços, ou qualquer outra forma de entrada de recurso financeiro.
Uma determinada quantia fixa é colocada à disposição do responsável pelo Fundo Fixo, para pagar esses pequenos gastos, por um determinado período de tempo.
O que caracteriza o Fundo Fixo é o saldo permanente, devendo sempre corresponder ao dinheiro em caixa mais o total dos comprovantes dos pagamentos efetuados e ainda não reembolsados. Cada pagamento é comprovado por meio de documento fiscal e/ou contábil.
O saldo é recomposto por meio de prestações de contas periódicas
Poderão ser glosados e consequentemente não serão reembolsados os seguintes gastos, independente do valor, conforme segue:
Doações (de qualquer tipo ou natureza);
Pagamentos a Autônomos – RPA (independente do valor);
Materiais de higiene pessoal;
Bebidas alcoólicas;
Despesas com Viagens;
Locações de espaço físico;
Importações (Independente do Valor);
Despesa com data anterior à primeira liberação do FundoFixo;
Despesas com água, energia elétrica e telefonia; bens e serviços classificados como ativo imobilizado ou de investimentos; bens e serviços objeto de contratos; bens controláveis em estoque,
Obs.: Caso forem detectados pagamentos periódicos e constantes que não se caracterize emergencial, estes devem ser motivo de pleito via contrato ou formulário de solicitação de pagamento de pessoa jurídica.
Poderá a qualquer momento ser realizada auditoria sobre as regras, fluxos e processos estabelecidos nesta Instrução Normativa para Fundo Fixo seja pelo setor de Auditoria Interna, Auditoria externa ou pelo Setor de Finanças. Após realizada a auditoria, se houver constatação de irregularidades, o responsável pelo Fundo Fixo