Fichamento 06 03 14
Reflexão sobre metodologias de projeto arquitetônico
Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 07-19, abr./jun. 2006
Idéia central:
O artigo discorre sobre os meios que arquitetos e urbanistas utilizam para resolver projetos com o objetivo de alcançar soluções que o qualifiquem de modo satisfazer as necessidades do usuário, refletindo também acerca das ferramentas de trabalho que estão à disposição do projetista.
Idéias parciais:
- Estudos indicam cinco tipos de soluções de projeto: analogias antropométricas, que se baseiam no corpo humano; analogias literais, que tomam como inspiração elementos da natureza; relações ambientais, baseadas nas relações do homem com a natureza; tipologias, que se utiliza de conhecimentos aplicados anteriormente; e linguagens formais, que são estilos adotados por grupos ou escolas.
- Quando o projetista não tem total conhecimento sobre o problema a ser resolvido em determinada situação, recorre-se à avaliação pós-ocupacional de projetos semelhantes, para que se evitem futuros problemas que o usuário possa enfrentar.
- O bem-estar do homem está relacionado ao conforto térmico, acústico e visual e à funcionalidade da arquitetura.
- Os estudos volumétricos colaboram para uma avaliação formal do projeto, além permitirem avaliação do conforto térmico e condições de insolação e sombreamento.
- A maquete comunica de maneira mais clara o projeto ao cliente e usuário com pouca experiência na leitura de desenhos.
- Maquetes são uma ferramenta de projeto para estudo da topografia, análise volumétrica, simulações de sombra e estrutura e colaboram até mesmo para o marketing no caso de vendas de apartamentos, por exemplo.
- O uso do computador como ferramenta de projeto permitiu que o arquiteto tivesse uma visualização direta de seu desenho, facilitando também sua manipulação,