gestão de processos educativos
Professora : Roosvany – Gestão dos Processos Educativos Escolares Qual o papel do professor no contexto educacional das TICs ?
R: O professor deixa de ser o informante do saber, e assume a função de mediador entre o sujeito que aprende e o objeto de conhecimento ou seja um papel de ajudar os alunos nas necessidades, com intervenções específicas. Entretanto os educadores devem ser multidisciplinares em atuação e formação, e além dos conteúdos e metodologias referente ao ensino aprendizagem das disciplinas que lecionam, devem ter um maior conhecimento sobre as técnicas que envolvem os novos processos e ferramentas que têm ao seu dispor. Somente dominando e interagindo-se neste novo momento do viver, pode-se falar para igual com os alunos e inseri-los neste novo/velho planeta.
Como a informática pode contribuir com a criatividade e interação do aluno em sala de aula?
R: A informática em sala de aula ou uso do computador contribui e muito para interação do e a criatividade do aluno em sala de aula (mesmo que alguns programas e aplicativos estejam ultrapassados e promovam a idéia de erro e acerto), também como um meio que possibilita testar idéias ou hipóteses, que levam à criação de um mundo abstrato e simbólico, ao mesmo tempo em que permite introduzir diferentes formas de atuação e interação entre os alunos e professores. Ignorar o espaço físico, conhecer e conversar com pessoas sem sair de casa, digitar textos com imagens em movimento (gifs), inserir sons, ver fotos, desenhos, ao mesmo tempo em que podemos ouvir música, assistir vídeos, ler as últimas notícias em tempo real. As ferramentas computacionais, especialmente a Internet, podem ser um recurso rico em possibilidades que contribuam com a melhoria do nível de aprendizagem. Uma aprendizagem onde haja espaço para que se promova a construção do Conhecimento, não como algo que se recebe, mas concebido como relação, ou