Gestão de Processos Educativos Escolares
Este trabalho realiza-se no âmbito da disciplina GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS ESCOLARES do Curso de PEDAGOGIA, da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itanhandu.
Tem como objetivo principal a reflexão sobre “Gestão Escolar”. E a criação de um relatório sobre os três vídeos mostrados, nos dias 04, 07 e 11 de março de 2013 em sala de aula.
RELATÓRIO:
O GESTOR EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO
O primeiro vídeo mostra um assunto, bastante polêmico e muito comentado nos dias atuais. Os papéis do gestor educacional nos dias de hoje.
Segundo o Dicionário Interativo da Educação Brasileira. Gestão Escolar é uma expressão relacionada à atuação que objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos sócio educacionais dos estabelecimentos de ensino, orientados para a promoção efetiva da aprendizagem pelos alunos.
“Há vários tipos de gestores.” Por exemplos: “Sócios da Escola, Contratados da Escola, etc.” - José Ernesto. Outro pensamento dele é “Há muito por se fazer dentro da Escola”.
Outra pergunta levantada no vídeo pelo consultor de escolas Bologna é a seguinte: “A Escola é uma Empresa?” Resposta dele: “Sim, mas ela tem características próprias”.
Ernesto mostra a questão em relação ao tempo, a modernidade eletrônica e a virada do milênio que traz a questão do conhecimento.
Para finalizar o vídeo, José Ernesto Bologna lembra a questão da sensibilidade e da humanidade acima de tudo e principalmente dentro da Escola. “O professor tem que ser respeitado pelo seu saber.” E “Uma Escola é feita de pessoas”.
FORMANDO UMA EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE
No segundo vídeo, a palavra chave é: EMPREENDEDORISMO.
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou