Projeto Educativo - Gestão escolar
Gestão Escolar: Teoria e Prática
CARLA PINHEIRO MOREIRA MARQUES
VIRGÍNIA DA SILVA ANACLETO
Cabo Frio
2014
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Gestão Escolar: Teoria e Prática
Trabalho exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Gestão Escolar: Teoria e Prática, professor Marcos Antonio da Silva.
Curso: Pedagogia
Cabo Frio
2014
O educador libertador tem que estar atento para o fato de que a transformação não é uma questão de métodos e técnicas. Se a educação libertadora fosse somente uma questão de métodos, então o problema seria mudar algumas metodologias tradicionais por outras. Mas não é esse o problema. A questão é o estabelecimento de uma relação diferente com o conhecimento e com a sociedade. (FREIRE, 1987)
Projeto Educativo-Pedagógico de Gestão Escolar
1. Introdução
No primeiro tópico deste trabalho buscou-se apresentar alguns pressupostos teóricos que pudessem contribuir para a construção do projeto educativo-pedagógico, iniciando com a definição apresentada por Emanuele Oliveira sobre gestão educacional e gestão escolar, definindo suas funções, quanto às exigências atribuídas as suas respectivas práticas que, de certa forma, estão em caminhos convergentes, visto que devem atuar em prol da educação escolar.
Enfatiza-se, também, a importância de definir a concepção pedagógica que constituirá as ações do projeto educativo, para que se busque os referenciais teóricos que, de certa forma, irão demonstrar as posições políticas e concepções de homem e sociedade que a gestão escolar deseja. Será a escolha de seu o posicionamento, que refletirá a conservação ou a transformação social.
Este trabalho privilegia a concepção democrático-participativa que defende uma forma coletiva de gestão, na qual as decisões são tomadas coletivamente e discutidas publicamente (Libâneo, 2001). Neste sentido o