História geral
A autonomia é a faculdade reconhecida ao agrupamento de escolas ou à escola não agrupada pela lei e pela administração educativa de tomar decisões nos domínios da organização pedagógica, da organização curricular, da gestão dos recursos humanos, da ação social escolar e da gestão estratégica, patrimonial, administrativa e financeira, no quadro das funções, competências e recursos que lhe estão atribuídos. Decreto – lei nº 75/2008, alterado pelo Decreto-Lei nº137/2012
O Agrupamento de Escolas Ordem de Sant'Iago, doravante designado por Agrupamento, atua em função dos princípios de equidade, justiça, responsabilidade e eficiência operacionalizados através de ações promotoras do sucesso educativo.
Neste quadro, o Agrupamento tendo em atenção a sua identidade, a assunção do seu passado e a herança cultural recebida, aceitando e assumindo o que o distingue positivamente e responsabilizando-se pela superação das suas fragilidades, afirma-se como uma organização dinâmica, aberta à comunidade onde se inscreve e da qual participa.
O Agrupamento pensa-se a si próprio através do seu Projeto Educativo e do seu Regulamento Interno, que se assumem como instrumentos de gestão estratégica, e que contêm, por definição, uma ideia de futuro perfilada por toda a comunidade educativa, constituindo-se como expressão da sua identidade.
Estrutura a sua ação nos grandes valores humanistas, não restringindo a educação ao ensino, mas engloba uma educação para os valores em que o respeito pelo outro e pela diferença, a tolerância e a solidariedade balizam a sua prática educativa.
Assume-se como um espaço de liberdade e de diálogo permanentes entre as várias correntes de pensamento. Defende a autonomia e a independência aliadas a um espírito de grupo onde se valoriza a responsabilidade, a disciplina e a participação. Aposta na dimensão plural da realização criativa e da inovação valorizando as
vertentes científica e tecnológica, de expressão plástica, a formação