Planejamento
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE-CESA
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
Aline Barros
Elba Verônica
Fiama Vanessa
Katiwcia soares
Rafaela barros
Shirllene Soares
RELATÓRIO
Arcoverde
2012
Relatório
O ato de planejar está presente em todas as ações humanas e faz parte da história do homem. O planejamento tão presente e necessário na vida cotidiana se estende para o âmbito profissional, nas diferentes áreas, através de diferentes tipos de registro. Existem vários formas de planejar na sala de aula: Sequência didática; Projeto pedagógico; Plano de aula ou ao menos um roteiro.
É imprescindível que seja feito um planejamento prévio para sondar os conhecimentos e experiências que os alunos já possuem. O planejamento na educação infantil deve ser o momento que possibilite o professor encontrar soluções para obter avanços no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, por isso deve ser uma atividade continua.
A educação infantil, durante muito tempo, era de responsabilidade exclusiva da família. Com a revolução industrial surgem as creches que acolhem as crianças de pais de trabalhadores. Neste período não se tinha uma preocupação pedagógica em relação ao desenvolvimento das crianças. Ao professor desta fase tão significativa, cabe o despertar deste processo educativo, onde a escola busca uma proposta recriadora e transgressora para uma escolarização que proporciona desvincular-se de uma visão tradicional, tecnicista e descontextualizada.
Na formulação do planejamento educacional, devem ser observados vários elementos tais como: as políticas educacionais e seus resultados em um determinado período de tempo; o contexto social mundial, nacional, regional e local; indicadores de matrícula, evasão, aprovação/repetência; recursos materiais e humanos dos sistemas escolares. A compreensão das relações existentes entre a formulação de políticas públicas para a educação e o