As diferentes faces da mídia.
Jornalismo
“À mercê do invisível”
A influência da mídia na sociedade contemporânea
Teoria da Comunicação
Professor Moisés Barel
São Paulo, 19 de Maio de 2014.
Faculdade de LACCE
Jornalismo
“À mercê do invisível”
A influência da mídia na sociedade contemporânea
Nome:
Bruna Gonçalves Baptista
Carolina de Oliveira
Gizela Costa Lima
Ludmila de Oliveira
Peterson Garcia Magalhães
Raphael Henrique
Talita Santana Muniz
Tamiris Mariano de Morais
Victor Sgueglia
Teoria da Comunicação
São Paulo, 19 de Maio de 2014.
Introdução
O presente trabalho tem como tema o espancamento e a morte de
Fabiane, a dona de casa que foi confundida com uma sequestradora de crianças. O caso repercutiu em todo o país e será aqui analisado a partir de três visões diferentes com base nas reportagens publicadas nas revistas:
Época, Exame e Veja.
O principal objetivo é identificar as diferentes maneiras de se tratar do mesmo assunto, atentando-se à diferenciação da linguagem e metodologia aplicadas, e à presença da comunicação pictória em cada um dos relatos.
Revista Época
“Como a internet contribuiu para a morte brutal de Fabiane”
A dona de casa foi brutalmente assassinada por cidadãos comuns, crentes numa lenda alimentada por páginas irresponsáveis na web.
A forma como a comunicação na era digital tem mudado o comportamento e o modo de agir das pessoas é inquestionável, porém não é possível basear- se nisto para dar forma e sequência a qualquer lenda ou boato disponíveis na rede.
Este caso, propriamente dito, teve início com uma postagem no facebook, na página do Guarujá Alerta. Após o acontecimento houve acesso à denúncia (antiga), que é veiculada ao retrato falado apresentado, e o mais próximo do ocorrido foi um sequestro na zona Norte do Rio de Janeiro, sem qualquer ligação com a acusação e a conclusão tirada por aqueles que condenaram Fabiane, a dona de casa espancada e morta.
A única fonte passiva