teste
Quando um sistema é construído, é necessário seguir uma série de estratégias para se alcançar os objetivos definidos pelos requisitos estabelecidos. E a forma para verificarmos se os objetivos definidos foram alcançados é através do teste de software.
O teste de software é um processo executado pelo testador de software. A etapa de teste permeia outros processos da engenharia de software, por isso que o teste de software envolve ações que vão desde o levantamento de requisitos até a execução do teste propriamente dito. E o teste visa aferir sobre a qualidade do software em relação ao contexto em que ele deve operar determinado pelos requisitos do software, expectativas do cliente, normas relevantes etc. E aqui é importante lembrar que os atributos qualitativos previstos na norma ISO 9126 são: funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade.
Tendo em mente essa definição, os testadores precisam entender os requisitos funcionais e não funcionais (garantia e utilidade) do negócio, para definir exatamente o nível de testes que se pretende estabelecer para os testes. Existem diferentes tipos de testes que podem ser implementados e executados, cada teste com um objetivo e uma técnica específica. Conheça a seguir os tipos de testes e suas características.
Teste Funcional
O Teste funcional é conhecido por "teste de caixa preta", ou "orientado a entrada e saída".
É chamado assim porque avalia o comportamento externo do software, sem se preocupar com o comportamento interno. [1]
O teste funcional consiste em fornecer os dados de entrada para que o software processe esses dados. Após o processamento, o resultado obtido é comparado a um resultado esperado e conhecido previamente.
Nas técnicas de teste funcional são verificadas as funcionalidades do sistema, requerimentos, regras de negócio presentes na documentação, sem se preocupar com os detalhes de