A M Dia E A Modernidade
COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Raissa L. C. R. Mendes
John Brookshire Thompson
A mídia e a modernidade - uma teoria social da mídia
BELÉM-PA
06/05/2014
John Brookshire Thompson
A mídia e a modernidade - uma teoria social da mídia
O texto a seguir é uma breve resenha crítica sobre o livro- A mídia e a modernidade - uma teoria social da mídia de John Brookshire Thompson. É um estudo da teoria social da mídia e de seu impacto e desenvolvimento que transformou a constituição espacial e temporal da vida social, criando novas formas de ação e interação não mais ligadas ao compartilhar de um local comum, o papel na formação das sociedades moderna, os impactos sociais das novas formas de difusão de comunicação, o advento da imprensa até a expansão das redes de comunicação global de hoje. Trabalho para a disciplina de sociologia, ministrado pelo professor Mauro Maia no curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda.
A mídia e a modernidade - uma teoria social da mídia
(THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009).
John Brookshire Thompsonnasceu em Minneapolis em 20 de junho de 1951, sociólogo e professor, aos 51 anos, leciona Sociologia na Universidade de Cambridge. Ganhou o prêmio Amalfi, um dos mais importantes na área de Ciências Sociais, na Europa. Thompson tenta desvendar os meandros das relações da mídia com o poder e as instituições, analisou quão poucos o advento das sociedades modernas e sua junção com o desenvolvimento do capitalismo, com especial atenção para a indústria de mídia e as formas de comunicação de massa, uma área tradicionalmente negligenciada pela teoria política e social.
Suas publicações mais famosas foram: A Mídia e Modernidade (1995) Escândalo Político (2000) e Livros na Era Digital (2005).
“A mídia e a modernidade - uma teoria social da mídia” refletesobre as consequências do processo midiático na sociedade. John B. Thompsonbusca entender as