Contabilidade
1 INTRODUÇÃO
1.1 Contextualização do tema
A urgência na procura de modelos de Balanço que sirvam para a solução de problemas reais contribui decisivamente para acelerar o desenvolvimento da
Contabilidade.
A
Contabilidade
empresarial
pode
ser
visualizada
conforme
várias
abordagens, conquanto nenhuma delas seja suficientemente ampla e densa para explicitar toda a prática contábil da empresa, cada uma explicita e faz vislumbrar aspectos interessantes e peculiares. Nesse cenário, a Contabilidade Social representa um desses enfoques e, no contexto atual, é um dos mais importantes.
Sua principal demonstração, o Balanço Social, é muito pouco compreendida e, por isso mesmo, pouco utilizado pelas empresas.
No Brasil, tem estado bastante em evidência, em anos mais recentes, essa abordagem contábil. Entendida em seu sentido mais restrito. Estão sendo desprendidos sérios esforços para a elaboração de um Balanço Social significativo e boa parte das evidenciações atém-se mais a aspectos de promoção institucional das entidades do que aos verdadeiros e fidedignos reportes sociais.
Portanto, diante do exposto, procurou-se responder de forma assertiva e satisfatória à seguinte questão: qual a importância que as ações de responsabilidade social possuem, nos dias atuais, para as organizações, enquanto estratégias de competitividade mercadológicas?
Assim, o objetivo geral deste trabalho apresentar um estudo sobre a importância que responsabilidade social possui como estratégia competitiva, contribuindo para a sustentação da marca e da imagem corporativa das organizações. Também se propõe a demonstrar como a Contabilidade Social auxilia na tomada de decisão dentro das empresas, e quais os reflexos dessa abordagem contábil no mercado, na sociedade e no meio-ambiente.
Os objetivos específicos são:
Analisar o contexto que levou a contabilidade a preocupar-se com o social;
Descrever as principais características da