Fich
Francis Bacon, “critica Aristóteles por considerar que o processo de abstração e o silogismo [...] não propiciam um conhecimento completo do universo “ (p. 43)
“assinala serem essenciais a observação e a experimentação dos fenômenos” (p.43), pois “uma autêntica demonstração sobre o que é verdadeiro ou falso somente é proporcionada pela experimentação” (p.43)
Para ele o “único caminho seguro para a verdade dos fatos, deve seguir os seguintes passos: experimentação, formulação de hipótese, repetição, testagem das hipóteses, formulação de generalizações e leis” (p.43)
“O tipo de experimentação porposto por Bacon é denominado coincidências constantes” (p.44) que postula “aparecendo a causa, dá-se o fenômeno; retirando-se a causa, o efeito não ocorre ; variando a causa, o efeito se altera” (p.44).
2.2.3 O método de Descartes
“[...] Com sua obra, discurso sobre o método, afasta-se dos processos indutivos, originando o método dedutivo. Para ele, chega-se à certeza, através da razão, princípio absoluto do conhecimento humano”(p.44) “Postula quatro regras: a da evidência [...]; a da análise [...]; a da síntese [...]; a da enumeração [...].” (p.45)
“A análise e a síntese podem operar sobre fatos, coisas ou seres concretos [...]. O que nos interessa é a primeira, denominada análise e síntese experimental [...]” (p.45)
2.2.4 Concepção atual do método
“[...] o método cientifico é a tória da investigação. Esta alcança seus objetivos, de forma científica, quando cumpre ou se propõe a cumprir as seguintes etapas: descobrimento do problema [...]; colocação precisa do problema [...]; procura de conhecimentos ou instrumentos relevantes ao problema [...]; tentativa de solução do problema com auxilio dos meios identificados [...]; invenção de novas ideias [...]; obtenção de uma solução [...]; investigação das consequências da solução obtida [...]; prova (comprovação da solução [...]; correção das hipóteses [...].” (p.46)
2.3 MÉTODO INDUTIVO
2.3.1