Fich O que politica chaui
Fichamento catalográfico. Texto: Marilena Chaui, O que é Política.
No inicio do texto a autora chama a atenção para muitos problemas derivados da política como: a aniquilação do espaço público em virtude da propriedade privada, o desterro pelos direitos (sociais, políticos e econômicos). Problemas produzidos e re-produzidos no espaço da esfera pública, espaço do debate de opiniões diferentes, de grupos e classes sociais diferentes. Isto ocorre da obliteração da politica, que se encontra em voga, pela ode do modelo político-econômico neoliberal. A autora fornece algumas das bases deste torpor: marketing político, ideologia da competência e meios de comunicação em massa. A ação em conjunto destes três, geram o afastamento e a alienação, do eu político no eu social do ser humano. Para a autora a cultura do narcisismo reifica a verdade/falsidade e as transmuta nas “personalidades autorizadas”.
Após a demonstração do esvaziamento sobre o que é a política, ela discorre sobre a sua construção histórica. Na antiguidade grega Platão afirmava que política definia-se por justiça, já Aristóteles afirmava que a divisão social distinguia esta em justa justiça (distributiva) e justiça participativa (apenas participada). Esta tradição grega foi emulada na teologia cristã do medievo, sintetizada no modelo de moralidade virtuoso/ vicioso do governante. A autora expõe que esta tradição política de “justiça e graça divina”, sofre e ruptura com Maquiavel, este foi o primeiro a relacionar política ao exercício do poder. Com Jean Bodin foi definido o conceito de soberania, que foi transformado em soberania do Estado. A autora resume “[...] a política se refere ao exercício do poder soberano pelo estado” p.30. Para a autora
Maquiavel, Marx e Gramsci concebem a política a partir da divisão social do trabalho, onde Gramsci relaciona esta a liberdade e segurança.
Tomando como base a máxima de Maquiavel a autora apresenta as formas de poder. Weber o concebe