Prova Simulado Hist Ria
Conteúdo.
Desde o final dos anos 1960, Odair [José] começou a ter problemas com
O Órgão repressor oficial do país na época da ditadura. (...) Talvez a
Música mais emblemática da carreira de compositor de Odair seja “Uma
Vida só” também conhecida como “Pare de tornar a pílula” (...). (...pare de
Tomar a pulula/ porque ela não deixa nosso filho nascer...). (...) Quando
Lançou à canção em 1973, o Brasil passava pelo seu mais nefasto.
Período de repressão à liberdade civil. (...) O Governo estava em fraca campanha de natalidade nas classes mais pobres (...) para “conter” o aumento da pobreza. (...) Para fúria dos censores, a canção “Pare de tomar a pílula “tornou-se um megassucesso (...). Mas os militares não deixaram aquela “afronta” passar em brancas nuvens, e a música foi proibida nacionalmente.
(CABREIRA, Antônio Carlos. Almanaque da Música Brega. São Paulo:
Matriz, 2007. P. 91-92.)
(a) O regime militar preocupava-se apenas em censurar a produção artística e cultural que estivesse vinculada diretamente à posição política, como atesta a proibição da música de Odair José.
(b) A oposição aberta de Odair José ao projeto militar de controle de natalidade foi a causa essencial da proibição de sua canção, hino do movimento pela liberdade sexual no Brasil.
(c) A censura à canção de Odair José ocorreu devido a uma série de pressões da Igreja Católica, que vinha em campanha aberta contra a utilização de métodos contraceptivos.
(d) A censura do regime militar não acontecia apenas nas questões de ordem política e ideológica, mas também no plano artístico e cultural, como atesta a proibição da canção de Odair José.
(e) A proibição da música de Odair José demonstra que apenas temas sociais eram controlados pelos censores militares, enquanto a produção politizada era censurada diretamente pelos presidentes.
2- A crise econômica que afetou o Brasil no início da década de 1980 gerou um clima de