Hidr Ulica E Hidrologia
2605 palavras
11 páginas
5º Semestre504X - HIDRAULICA E HIDROLOGIA
Everton André
Engenharia Civil
UNIP-Campinas
I – EMENTA
Escoamentos em condutos sob pressão: Fórmula Universal e fórmulas práticas de perda de carga. Perdas de carga localizadas. Redes ramificadas e malhadas: Vazão fictícia. Método de Hardy Cross. Bombas e instalações de recalque: Curvas e associações. Cavitação. Ciclo hidrológico. Precipitação. Formação das chuvas. Medição das chuvas. Processamento de dados pluviométricos. Bacias hidrográficas:
Características topográficas, fluvio-morfolólogias e geológicas das bacias hidrográficas.
Drenagem urbana: Projeto de microdrenagem. Projeto de macrodrenagem.
II - OBJETIVOS GERAIS
Desenvolvero raciocínio, o interesse e a intuição técnico-científica no aluno. Incentivar o interesse pelo conhecimento da hidráulica e da hidrologia e de sua importância na
Engenharia Civil. Desenvolver no aluno a necessária conceituação da importância de compatibilizar os conceitos de engenharia hidráulica e hidrológica com as condições de meio ambiente circundante. Apresentação da circulação e escoamento da água na natureza e fenômenos correlatos. Quantificação desses fenômenos de escoamentos para aplicação em Engenharia Civil.
II - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver no aluno aptidão para a utilização de conceitos da Hidráulica e Hidrologia na Engenharia Civil. Desenvolver aptidão para resolução de projetos de obras hidráulicas e seu embasamento hidrológico. Fornecer subsídios para o aprendizado de outras disciplinas que utilizem os conhecimentos da hidráulica e hidrológica.
IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. PERDAS DE CARGAS DISTRIBUIDAS E LOCALIZADAS EM TUBULAÇÕES
1.1. Experiência de Reynolds.
1.2. Equação universal da perda de carga.
1.3. Diagrama de Moody.
1.4. Fórmulas práticas: Hazen-Willians, Fair-Wipple-Hisao, Flamant.
1.5. Perda de carga localizada
1.5.1. Método dos Ks.
1.5.2. Métodos dos comprimentos equivalentes.
1.6. Posição da tubulação com relação à linha piezométrica.
2. REDES DE