FICH CUSTOS PARA DECISAO E PROGRAMACAO LINEAR
RESUMO
A autora do artigo afirma, que as empresas devem administrar bem os seus recursos de modo que ao final de suas operações obtenha-se a reposição mínima recursos necessários à manutenção das atividades. Para cumprir essa difícil tarefa as empresas lançam mão das ferramentas de tecnologia da informação tornando o processo mais fácil. A contabilidade, em especial a contabilidade de custos, cumprindo a sua função de fornecer informações úteis para a tomada de decisão, oferece os conceitos como custeio variável, margem de contribuição e outros, que aliados à ferramenta de programação linear pode contribuir em decisões como: lançar um novo produto, incentivar a venda de produtos existentes, aceitar uma encomenda especial, dentre outras. Para explicitar melhor essa contribuição da contabilidade e da ferramenta foi resolvido o caso Power Recreation extraído do livro de Contabilidade de Custos do Horngren, Foster, Datar (1997, 286). Com essa explanação, a autora chega á conclusão que a partir do uso da ferramenta e dos conceitos, a contabilidade cumpre o papel de fornecer informações relevantes para a tomada de decisão.
INTRODUÇÃO
A empresa, segundo a Teoria dos Sistemas, é um sistema organizacional que realiza alguma atividade econômica cujo propósito é gerar algum bem ou serviço a ser consumido ou utilizado pelo homem. Para gerar esses bens e serviços deve-se utilizar os recursos empregados com eficácia para poder garantir que o resultado final do processo possa gerar o mínimo suficiente para assegurar a reposição de todos os recursos consumidos no processo de realização de tais atividades, (Guerreiro, 1999, 315).
Diante disto, pretende-se, evidenciar como a contabilidade, especificamente a de custos, juntamente com o método quantitativo conhecido como programação