Resenha
CIÊNCIAS E GUERRA E CIÊNCIA E VALORES
Russell, Bertrand. Ciência e Guerra e Ciência e Valores. Bertrand Russell.
Como pode ser observado nos títulos dos textos “Ciência e Guerra” e “Ciência e Valores”, Russel tem como foco principal a ciência, porém, ele a relaciona de formas distintas com o ser humano, ao voltarmos observar os títulos veremos que no primeiro texto o autor discorre sobre a relação da ciência com as guerras e no segundo sobre a relação da mesma com os valores humanos.
Como dito anteriormente no primeiro texto, “Ciência e Guerra”, o autor aborda a relação existente entre a ciência e as guerras, a vai mais além, ao fazer uma reflexão sobre os possíveis resultados da relação desses dois agentes para o futuro da humanidade.
Com o uso de uma linguagem acessível para os mais variados níveis de conhecimento das varias áreas do saber, o autor nos mostra como vem ocorrendo esse “casamento” entra a ciência e a guerra ao longo dos anos.
O texto pode ser basicamente dividido em dois momentos, o primeiro momento seria aquele onde o autor mostra, inclusive através de exemplos, como ocorreu à conexão entre a ciência e a guerra, além de mostrar a evolução gradativa do “relacionamento” entre elas, é também nessa parte no texto onde o autor faz uma afirmação bastante interessante, segundo o mesmo a ciência não tornou a guerra mais destrutiva, porém, foram em outros aspectos onde males da guerra cresceram. No segundo momento do texto o autor nos apresenta reflexões nada otimistas sobre o futuro da humanidade devido os frutos decorrentes da conectividade entre a ciência e a guerra, frutos esses, que segundo o autor podem ocasionar em extinção da vida na terra, mas, o autor também reflete e discorre nessa parte do texto sobre escolhas e ações que cabem à humanidade escolher e agir para que esse quadro não seja concretizado.
Ao ser lido o segundo texto, “Ciência e Valores”, podemos observar que este se difere do primeiro texto principalmente pela alta carga