Ficamento
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Filosofia da Educação
Docente: Paulo Lucas
Pedagogia 2011 manhã- regular
Docentes: Leila Miléo
Daniele de Freitas
Hortência Laiane Sousa
Raylane Oliveira
Thaís Andrade
A EDUCAÇÃO POSITIVA
É uma prática que busca atender os interesses da criança, as quais deixam de serem vistas como adultos em miniatura para se transformarem em crianças com valores específicos e particularidades individuais, consagrando a liberdade absoluta dos alunos. “Na aprendizagem interessam unicamente a experiência, a observação, os interesses da criança e tudo quanto pode ser de utilidade imediata na vida prática: o que não se aprende é erudição inútil” (FULLAT, 1994, p.370).
Essas perspectivas da educação positiva encontramos,em boa parte, presente no empirismo, no pragmatismo e no liberalismo.
A corrente filosófica empirista se volta para os problemas do conhecimento, afirmando que as pessoas nada conhecem, sendo como folhas de papel em branco e o conhecimento só será adquirido através das experiências individuais e únicas, que serão vivenciadas por cada indivíduo. Vários autores inscrevem-se nessa corrente empirista como Locker, Hume, Montaigne, Comenius e outros, tendo como doutrina que os conhecimentos procedem da experiência, das sensações e eliminando as idéias preconcebidas. Na escola, as lições escolares devem ser pensadas pelo professor e elaboradas a partir das observações e experiências para o aluno.
“A evolução psíquica de um indivíduo pode ser orientada desde seu exterior à base de objetos didáticos, partindo de um elemento simples que é a sensação” ( FULLAT, 1994, p.373).
O pragmatismo é uma corrente filosófica do início do séc. XX que se orienta fundamentalmente naquilo que é prático, útil e que tenha uma finalidade. É o avanço do positivismo, mas também uma manutenção do conservadorismo. Diferentes autores trataram desse termo como Charles S. Pierce, William James,John