Ficamento
SILVA, Herminia Helena Castro da - Educação, teoria social e cultura no contexto de vida dos Jovens envolvidos com o comércio de drogas ilegais na cidade do Rio de Janeiro/ Herminia Helena Castro da Silva. – Rio de Janeiro, 2007, 220p.
1. Introdução
Silva introduz em sua tese uma lógica entre o abandono das famílias brasileiras e a situação que os jovens vivem nos internatos, defende que os jovens haviam sido abandonados por seus pais, porque suas famílias foram abandonadas pelo estado, seus investigados pertencem à rede socioeconômica estruturada com base na venda de drogas ilegais nos territórios de favela. Para esboçá-lo Silvia investiga o mundo do crime é a região que se constitui nas relações sociais estabelecidas pelos jovens no tráfico de drogas, na comunidade onde atuam no tráfico e/ou moram e no sistema de atendimento aos jovens em conflito com a lei. Essa região, que será designada como “mundo do crime”, se configura em um cenário diferenciado onde relações sociais tipificadas, com rotinas crônicas e com valores específicos, pelo qual esse jovem circula cotidianamente.
Seguindo duas diretrizes:
Às interações estabelecidas no cotidiano dos garotos, principalmente as que constituem o setor de estilo de vida; A relação entre esse setor de estilo de vida e a sociedade mais ampla, buscando continuidades e descontinuidades entre eles.
1. A relação sujeito/sociedade
A autora elucida o valor do papel exercido pelos sujeitos nas relações cotidianas ganhando destaque entre os teóricos sociais que acreditam na indissociabilidade entre sujeito e sociedade. Utilizando o apoio de Giddens para a teoria social moderna que constitui sua contribuição a partir da crítica as matrizes sociológicas clássicas que segundo Giddens “os teóricos devem buscar e estabelecer analise que tenha capacidade de explicar os contextos determinados, mas não deve se ocupar em decidir sobre estudos focados na ação social ou nas estruturas,