Ferro Fundido Branco
EDUARDO SIRICHUK DE SOUZA
FERRO FUNDIDO BRANCO: Da fabricação à aplicação
CURITIBA, 7 DE OUTUBRO DE 2013
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
EDUARDO SIRICHUK DE SOUZA; ANA PAULA MAIA DAL MORO; GIOVANNI SCHIAVINATTO CAPELLARI; RAQUEL ROMÃO FREIRE;
FERRO FUNDIDO BRANCO: Da fabricação à aplicação
Atividade Prática Supervisionada de Técnico Integrado de Nível Médio em Mecânica apresentado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná como exigência parcial para a aprovação na disciplica de Tecnologia dos Materiais 1.
Orientador: Ms Rodrigo Lupinacci Villanova.
CURITIBA, 7 DE OUTUBRO DE 2013
Nós, autores, dedicamos este trabalho a Rodrigo Lupinacci Villanova por todo o incentivo, orientação e conhecimento para que isso fosse possível sem grandes transtornos e dificuldades. Obrigado.
RESUMO
A liga Fe-C se divide basicamente em duas modalidades com propriedades e aplicações distintas, são elas: aços e ferros fundidos. A principal diferença entre aço e ferro fundido (representados em um mesmo diagrama de equílibrio) é a porcentagem em peso de carbono. Enquanto os aços compreendem uma faixa de teor de carbono 0,008 % até 2,11%, os ferros fundidos ultrapassam esta porcentagem. Dentro do campo do ferro fundido observa-se a possibilidade de variações, por exemplo há o cinzento, o branco (ou FoFo branco), o nodular e ainda o maleável. A distinção entre eles está relacionada à sua composição química (teores e forma que o C se apresenta, outros elementos acrescentados à liga, etc), a maneira como a liga é esfriada e aos tratamentos térmicos empregados. Podemos definir de maneira generalizada que o ferro fundido é o que chamamos de uma liga ternária. Isso quer dizer que ele é composto de três elementos principais: ferro, carbono (2,11 a 4,5%) e silício (1 a 3%). Existe ainda o ferro fundido ligado, ao