os níveis de educação física na educação infantil
1. INTRODUÇÃO
A Educação Física pode ser considerada um dos principais elementos da Educação Infantil, pois, por intermédio de conteúdos aplicados de forma lúdica e recreativa, possibilita à criança a construção do conhecimento.
A escola infantil é um lugar de descobertas e de ampliação das experiências, é um espaço onde se integra o desenvolvimento da criança. A Educação Física tem um papel fundamental na Educação Infantil, pois possibilita diversidade de experiências e situações, por meio de vivências.
Essas vivencias e experiências com o corpo possibilitam que a criança descubra seu limite, valorize seu próprio corpo, compreenda suas possibilidades e perceba a origem de cada movimento. É a partir destas experiências que as crianças começam a usar mais facilmente a linguagem corporal, ajudando-a no seu desenvolvimento para a descoberta de capacidades intelectuais e afetivas.
Embora muito se discuta sobre a necessidade de um professor de Educação Física na Educação Infantil, constata-se que ainda nem sempre ele está presente, logo, é necessário que esse profissional seja, efetivamente, inserido em todos os níveis de ensino.
Para justificar a importância da disciplina Educação Física e do seu profissional na Educação Infantil, buscamos compreender a criança da educação infantil; estudar a Educação Física no processo educacional e verificar o papel da Educação Física e do professor de Educação Física no contexto da Educação Infantil.
A legislação da educação brasileira estabelece que a Educação Básica compreende três níveis de ensino: a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A Educação Infantil, nosso foco de estudo no presente artigo, refere-se às instituições de atendimento às crianças de 0 a 6 anos de idade, e são mais comumente conhecidas como creches e pré-escolas, como pode ser encontrado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB9394/96.
A escola infantil é,