O brincar na educação infantil
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE
TEMA: O BRINCAR NA EDUCAÇÃO FISÍCA INFANTIL
DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA:
OBJETIVO DO TRABALHO DE APS: Este trabalho tem por objetivo pontuar a importância da educação física na educação infantil, apresentar como surgiu a educação infantil, como e quando foi introduzida a educação física na educação infantil e quais as dificuldades encontradas até os dias de hoje para desenvolver atividades físicas de forma lúdica com crianças de 0 à 6 anos.
JUSTIFICATIVA: O tema foi escolhido porque antigamente pensavam na educação física somente para crianças maiores, porque acreditavam que para as crianças da educação infantil só era necessário “cuidado”, no entanto, com o surgimento da LDB esta visão foi repensada e a educação física foi inclusa no currículo da educação infantil, porém, as dificuldades existem de forma grandiosa, isto porque os profissionais de educação física afirmam não serem preparados para trabalhar com crianças de 0 à 6 anos de idade.
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL
Desde a publicação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da Educação Nacional, nº 9.394/96 as discussões em torno da educação da educação física na educação infantil vêm se intensificando. De acordo com a nova LDB (art. 26, § 3.), “A educação física integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e as condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos”.
Um dos pontos essenciais desta reflexão diz respeito à organização geral do currículo das creches e pré-escolas, levando em consideração indissociabilidade entre educação e cuidado (cuidar e educar), no sentido de se buscar uma superação da dicotomia educação/assistência no trabalho com a criança de 0 à 6 anos de idade, podemos entender que a sua