Exercícios para osteoartrose
1. Deitada na sua cama, procure fletir uma das pernas para fixar o quadril, e com a perna esticada execute movimentos de elevação da perna, mantendo a elevada por três segundos, retornando a posição inicial. Inicie com 2 séries de 10 movimentos para cada perna, alternando entre a direita e esquerda.
2. Deitada em sua cama, pegue um elástico tipo garrote grosso, que pode ser comprado em qualquer loja de material médico e por preço bastante acessível, ou mesmo uma toalha e, deitada, segure o garrote no pé e simule estar acelerando um carro; conte até 5 na aceleração e no relaxamento. Execute 2 séries de 10 movimentos
3. Sentada em sua cama, coloque uma bola de plástico entre os joelhos, e exerça uma força para dentro, tentando estourar a bola, mantendo –a por cinco segundos e relaxando em seguida . Execute duas séries de 10 exercícios , utilizando como tempo de contração e de relaxamento o mesmo intervalo.
4. Sentada em sua cama, coloque um garrote prendendo as pernas, aproximadamente 5 cm acima dos joelhos e, desta feita, abra as pernas tentando arrebenta –lo mantendo por cinco segundos. Execute duas séries de 10 exercícios, utilizando como tempo de contração e de relaxamento o mesmo intervalo.
5. Sentada em uma cadeira, utilizando o mesmo elástico, prenda este na perna da cadeira e, um pouco acima do tornozelo, com a perna quase esticada (a 30º com a horizontal), tente arrebentar o elástico mantendo por cinco segundos, relaxando em seguida. Execute o exercício com o mesmo tempo no esforço e no relaxamento. Realizar duas séries com 10 exercícios.
Realize os exercícios de três a cinco vezes na semana, para que assim possa se obter bons resultados!
Caso haja aumento da dor na execução dos