Estudo caso artrose joelho
O presente estudo foi desenvolvido durante o atendimento em estágio supervisionado de Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Neurológica, na Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário Unifacvest em Lages/SC, sob a supervisão e orientação da Fisioterapeuta Drª Patrícia Athayde do Amaral, no período de 30/09/13 a 11/10/13 e 21/10/13 a 01/11/13 das 13:00 as 17:00H.
O estudo de caso foi realizado com a paciente A.C.C. do sexo feminino, 62 anos, do lar. Foi encaminhada à fisioterapia com diagnóstico clínico de artrose de joelho.
A avaliação fisioterapêutica foi realizada no dia 02/10/13, onde foram obtidos os dados iniciais da paciente, verificado seus sinais vitais, realizado anamnese e exame físico. Foi elaborado um plano de tratamento baseado no diagnostico cinético-funcional (dor, diminuição da ADM, restrição de movimentos). O tratamento teve 5 sessões de 45 minutos cada e uma reavaliação. O atendimento fisioterapêutico era realizado todas as segundas (15:45) e quartas-feiras(14:00).
1.1 Avaliação Fisioterapêutica Ortopédica
Anamnese
Inicialmente foram verificados os sinais vitais, pressão arterial (PA) com os valores de 110 x 70mmHg e frequência cardíaca (FC) de 62bcpm. A paciente chegou a Clínica com a queixa principal de “dor no joelho”, relata sentir dor em queimação e fraqueza no joelho. Ao ser questionada sobre fatores que aumentavam a dor a paciente relatou que, o que ocasiona maior desconforto e dor é permanecer muito tempo em pé, fazer esforço e atividade física, e caminhada, já a fisioterapia e medicação são fatores que trazem alívio. No histórico de doença pregressa (HDP) a paciente cometa sobre uma queda sofrida há cinco anos atrás, onde caiu de joelhos, e na história de doença atual (HDA) relata uma dor que na Escala Visual Analógica (EVA) chega à nível 3. Nas doenças associadas, a paciente possui Diabetes e