A Artrite Reumat Ide
A osteoartrose (OA) é uma doença articular crônico degenerativo que se evidencia pelo desgaste da cartilagem articular. Clinicamente, a osteoartrose caracteriza-se por dor, rigidez matinal, crepitação óssea, atrofia muscular e quanto aos aspectos radiológicos é observado estreitamento do espaço intra-articular, formações de osteófitos, esclerose do osso subcondral e formações císticas. É uma afecção bastante comum e se apresenta entre 44% e 70% dos indivíduos acima de 50 anos de idade; na faixa etária acima de 75 anos, esse número eleva-se a 85%. Além disso, representa uma das principais queixas da consulta médica e é responsável por um número exorbitante de aposentadorias por invalidez. O período mais comum de início do desenvolvimento da afecção é entre 50 e 60 anos (3). Estima-se que entre a população acima de 65 anos, aproximadamente 12% tendem a ter osteoartrose sintomática, que é caracterizada principalmente por relato doloroso principalmente em períodos matinais em uma ou mais articulações do corpo. A incidência da osteoartrose sintomática aumenta com a idade e com o peso corporal. As articulações do joelho, as interfalângicas distais, carpometacárpicas e as articulações facetarias são as mais afetadas.
A artrite reumatoide (AR) pode ser definida como uma doença inflamatória sistêmica, crônica e progressiva, com acometimento preferencial da membrana sinovial. A doença pode acarretar destruição óssea e cartilaginosa e, eventualmente, acometer outros sistemas. Trata-se de condição de elevada morbidade e mortalidade, sendo a sobrevida das formas graves, poliarticulares, de 40% em 5 anos. A doença acarreta grande impacto para qualidade de vida do indivíduo acometido, ocasionando limitações nas atividades sociais, de lazer e profissionais.
O objetivo deste estudo foi proporcionar por meio de revisão bibliográfica um melhor conhecimento sobre osteoartrose e artrite reumatoide.
2. OSTEOARTROSE (AO)
A osteoartrose é uma patologia crônica,