A Reciclagem De Res Duos De Equipamentos El Tricos E Eletr Nicos Na Empresa
Como organizar a reciclagem de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (REEE) na empresa ? Da coleta ao tratamento: são necessárias várias etapas para os profissionais se desfazerem de seus equipamentos de informática usados. Procedimentos claros que regem a sua eliminação e exigem uma compreensão do circuito da reciclagem e da valorização desses resíduos, para saber com quem falar. E se o seu equipamento profissional ainda estiver funcionando, por que não considerar alternativas? Como a doação, por exemplo. Explicações.
A reciclagem necessária de equipamentos elétricos e eletrônicos (DEEE)
Os "resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos" incluem o conjunto de equipamentos em final de vida composto por elementos tóxicos, perigosos ou poluentes (ex: alumínio, cobre, chumbo, zinco, arsênico, mercúrio, lítio), que devem ser tratados adequadamente fazendo parte de um processo de reciclagem e de desenvolvimento sustentável..
De acordo com a Diretiva REEE Europeia, fazem parte deste equipamento:
Impressoras
Computadores individuais (incluindo unidade central, mouse, tela e teclado)
Computadores portáteis (incluindo unidade central, mouse, tela e teclado)
Pequenos computadores portáteis
Tablets eletrônicos
Fotocopiadoras
Entre particulares e profissionais, os procedimentos de coleta e de processamento de lixo eletrônico são diferentes (salvo exceções, veja mais abaixo).
As empresas, portanto, dependem dos profissionais do setor de REEE.
REEE profissionais: dois métodos de coleta de acordo com a data de colocação no mercado dos equipamentos
Resíduos de equipamentos colocados no mercado após 13 de Agosto de 2005: exceto condições especificadas no contrato para a venda de equipamentos, a prestação de coleta é de responsabilidade da empresa. Esta deve financiar o transporte e a entrega em um ponto de coleta sugerido pelo fabricante do equipamento, ou utilizar os serviços de