Trab solos densidade real dos solos pronto
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO SOBRE DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE REAL DO SOLOS
Professor
Silvio Romero de Melo Ferreira
Recife
2015
INTRODUÇÃO
A densidade real é definida como a relação entre o peso específico (densidade) do grão e o peso específico (densidade) da água. O picnômetro é um aparelho especialmente utilizado para a determinação da densidade de líquidos ou sólidos. São frascos de vidro, calibrados e com tampa. A densidade do solo é definida como sendo a relação existente entre a massa de uma amostra de solo seco a 105ºC e a soma dos volumes ocupados pelas partículas e pelos poros.
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE REAL DOS SOLOS
OBJETIVO:
A importância deste ensaio é a determinação da densidade para a identificação das propriedades do solo. Todas as obras de engenharia civil, de uma forma ou de outra, apoiam-se sobre o solo, e muitas dela, além disso, utilizam o próprio solo como elemento de construção, como por exemplo, as barragens e os aterros de estradas. Portanto, a estabilidade e o comportamento funcional e estético da obra serão determinados, em grande parte, pelo desempenho dos materiais usados nas obras.
APARELHAGEM:
Picnômetro com capacidade de 50 ml
Termômetro
Balança de alta precisão
Funil
Cápsula de alumínio
Peneira de 2,0 mm
Estufa
Vacuometro
Pegador de madeira ou metal
PROCEDIMENTO:
Toma-se a amostra de solo seco, preparada de acordo com o ensaio: 24 horas na estufa a aproximadamente 105° C e em seguida passando na peneira de nº 10 com abertura de 2,0 mm. Depois disso separamos duas cápsulas e colocamos 10 g de solo em cada. Em seguir:
1. Pesa-se o picnômetro vazio, seco e limpo (P1);
2. Coloca 10 g de solo já separados anteriormente nos picnômetros com a ajuda de um funil;
3. Logo após pesa-se o picnômetro com solo seco (P2);
4. Acrescenta-se água destilada com ajuda de um funil;
5. Em seguida a amostra ficará 5 minutos na bomba de vácuo para retirar o ar;
6. Após retirar o ar,