Ferro Fundido Branco
Menos comum que o ferro fundido cinzento, o ferro fundido Branco é utilizado em peças em que se necessita elevada resistência a abrasão( desgaste por atrito ).
A produção de Ferro Fundido Branco é baseada na adequação da composição química – teores de carbono e silício – e na velocidade de resfriamento. O coquilhamento é um sistema usado, que consiste em resfriamento do metal líquido em moldes nas condições apropriadas reduzindo bastante o efeito da grafitização.
A superfície recém-cortada tem aparência clara devido à ausência de grafite, uma vez que quase todo o carbono está na forma de carboneto. É extremamente duro e resistente ao desgaste, mas é quebradiço e de difícil usinagem, mesmo com as melhores ferramentas. A peça deve ser fundida diretamente em suas formas finais ou muito próximo delas, a fim de que possa ser usinada por processos de abrasão com pouca remoção de material.
Em peças, suas aplicações são limitadas a casos onde a duresa e as resistências á abrasão são fundamentais, como cilindros de laminação, matrizes de estampagem, moagem de minérios, pás de escavadeiras, e outros componentes similares.
Em geral, é usado na forma mesclada. Neste caso, alguns elementos de liga, como níquel, cromo e molibdênio, podem ser adicionados para controlar a profundidade da camada e melhorar a resistência ao desgaste e à oxidação.
Uma composição típica de ferro fundido branco é 3-3,6% C, 0,8% Si, 1,3% Mn, 3,3-5% Ni, 1,4-4% Cr, 1% Mo, 0,15% S, 0,3% P. Usado também para produzir ferro maleável, conforme já mencionado.
Propriedade Aplicações
- Alta resistência ao desgaste; - Máquinas de jateamento por granalha;
- Alta resistência a abrasão; - Indústrias cerâmicas;
- Baixa tenacidade; - Usinas de asfalto;
- Baixa resistência ao impacto - Mineradoras de calcário e britas.