Ferro Fundido branco
Definição :
São ligas do sistema Fe-C-Si, contendo baixos teores de Si e que apresentam o carbono quase que inteiramente na forma de Fe3C, formando um constituinte com a austenita, denominado ledeburita. Apresenta elevada dureza, ductilidade nula e fratura de coloração clara.
É o ferro fundido branco que, por um efeito da velocidade de resfriamento e/ou de altos teores de Si, apresentam uma microestrutura final composta por ferro fundido branco na superfície (formado pela elevada velocidade de resfriamento) e ferro fundido cinzento no núcleo do componente. A microestrutura é similar àquela de um ferro fundido nodular, que explica a relativamente alta resistência mecânica e apreciável ductilidade ou maleabilidade.
Características
Como conseqüência dos grandes teores da fase cementita em vez de grafita, o ferro fundido branco é extremamente duro e muito frágil, a ponto de ser praticamente impossível usiná-lo.
Seu uso é limitado a aplicações que necessitam uma superfície muito dura e resistente ao desgaste e de pouca ductilidade.
Geralmente, o ferro fundido branco é usado como um intermediário na produção do ferro fundido maleável.
Composição química típica:
1. 2 a 2,8% C
2. 0,9 a 1,6% Si
3. 0,5% Mn
4. 0,1% S
5. 0,2% P
Propriedades típicas: Alta resistência mecânica, baixa ductilidade e resiliência, boa resistência à compressão, fluidez no estado liquido o que permite a produção de peças complexas e finas.
Produção
A produção de ferro fundido branco é baseada na adequação da composição química – teores de carbono e silício – e na velocidade de resfriamento.
O coquilhamento é um sistema usado, que consiste em resfriamento do metal líquido em moldes nas condições apropriadas reduzindo bastante o efeito da grafitização.
Nos ferros fundidos brancos é usual fazer tratamentos térmicos para reduzir as tensões decorrentes das diferentes velocidades de solidificação através das seções da peça.
A uniformização da estrutura é