ferro fundido branco
Menos comum que o ferro fundido cinzento, o branco é utilizado em peças em que se necessite elevada resistência à abrasão.
Este tipo de ferro fundido não possui grafita livre em sua microestrutura. Nestes Materiais, como já se mencionou, praticamente todo o carbono se apresenta na forma, combinada de carboneto de Ferro Fe³C, mostrando uma superfície de fratura clara . Suas Propriedades fundamentais, devido justamente a alta quantidade de cementita, são levadas dureza e resistência ao desgaste. Praticamente não pode ser usinado. A peça deve ser fundida diretamente em suas formas finais ou muito próximo delas, a fim de que possa ser usinada por processos de abrasão com pouca remoção de material. É utilizado na fabricação de equipamentos para a moagem de minérios, pás de escavadeiras e outros componentes similares. A composição química adequadamente ajustada - teores de carbono e silício - alem da velocidade de resfriamento são os meios mais usados para produzir ferro fundido branco. A produção industrial do ferro fundido branco exige, em principio, a combinação desses dois fatores. Para isso, lança-se mão de um processo chamado sistema de "coquilha" ou "coquilhamento", que consiste em derramar o metal líquido em moldes metálicos, onde o metal resfria em condições tais ou com velocidade que praticamente toda a grafitização é eliminada e o carbono fica retido na forma combinada. A profundidade de camada coquilha da - ou seja daquela secção das peças que entra em contato com a parede metálica do molde - pode ser controlada, ajustando-se o teor de silício do ferro fundido.
Ferro Fundido Branco
Este tipo de ferro fundido não possui grafita livre em sua microestrutura. Nesse caso o ferro encontrasse combinado com o carbono dando uma elevada dureza ao material e resistência a abrasão (desgaste).
O ferro fundido Branco praticamente não pode ser usinado. A peça deve ser fundido em forma final ou pelo menos muito próximo as dela, pode ser