FERRO FUNDIDO BRANCO
O Ferro Fundido Branco é o primeiro na cadeia dos Ferros Fundidos, é um Ferro que praticamente todo o carbono se apresenta na forma combinada de carboneto de ferro Fe3C, formando uma constituinte com a austenita, denominada ledeburita. Apresenta uma elevada dureza, ductilidade nula e mostra uma superfície de fratura clara. Como podemos observar mais abaixo, a composição química do Ferro Fundido Branco tem geralmente de 1 a 4% de Carbono e 0,5 a 2% de Silício.
Composição química típica:
- 1,80 a 3,60% C - 0,50 a 1,90% Si - 0,25 a 0,80% Mn
- 0,06 a 0,20% S - 0,06 a 0,20% P
A composição química adequadamente ajustada, teores de carbono e silício, além da velocidade de resfriamento são os meios mais usados para produzir ferro fundido branco.
A produção de ferro fundido branco é fundamentada na adequação da composição química, teores de carbono e silício, e na velocidade de resfriamento. O coquilhamento é um sistema usado, que consiste em resfriamento do metal líquido em moldes nas condições apropriadas diminuindo bastante o efeito da grafitização.
Estes materiais são empregados em revestimento de moinhos, rodas de trem, cilindros para laminação e britamento de minério entre outas.
Nos ferros fundidos brancos é usual fazer tratamentos térmicos para reduzir as tensões decorrentes das diferentes velocidades de solidificação através das seções da peça. A uniformização da estrutura é fundamental quando essas peças são sujeitas a esforços mecânicos de choque.
A superfície recém-cortada tem aparência clara devido à ausência de grafite, uma vez que quase todo o carbono esta na forma de carboneto. E extremamente duro e resistente ao desgaste, mas e quebradiço e de difícil usinagem, mesmo com as melhores ferramentas. Em pecas, suas aplicações são limitadas a casos onde a dureza e a resistência e a abrasão são fundamentais, como cilindros de laminação, matrizes de estampagem, etc. Em geral, e usado na forma mesclada. Neste caso, alguns