Apresenta O De Mart N Hern Ndez
8604 palavras
35 páginas
APRESENTAÇÃOPor Martín Hernández1
Depois do triunfo da Revolução Russa o Partido Bolchevique se apoderou dos arquivos da Okhrana, a temida policia política dos tzares. Victor Serge estudou estes arquivos e tirou uma serie de conclusões que foram colocadas em um folheto publicado no ano de 1921, intitulado “O que todo revolucionário deve saber sobre a repressão”, o qual, com uma série de agregados, foi publicado como livro, em francês, em 1925.
O trabalho de Serge, como ele mesmo disse, não tinha muitas pretensões: “Este estudo, para ser realizado a fundo, exigiria um tempo que o autor não possui”. Por outro lado, antes e depois de Serge, em vários países e em diferentes momentos, houve dezenas de autores que em artigos, folhetos e livros abordaram a partir de diferentes ângulos, assim como Serge, a questão da violência e, particularmente, da repressão.
Existem obras brilhantes como “A orquestra vermelha”, do francês Gilles Perrault, sobre Leopold Trepper, o espião soviético que agiu durante a Segunda Guerra Mundial, ou a autobiografia do próprio Trepper (“O grande jogo”) ou a obra de Hans Hellmut Kirst sobre o também espião soviético Ricardo Sorge (“Sorge: o espião do século”). Também em outros países, como Argentina e Brasil, tem aparecido nos últimos anos vários e bons trabalhos nos quais os autores retratam experiências com a repressão das décadas de 60 e 70 do século passado.
No entanto nenhum destes trabalhos tem o nível, a importância e o alcance da “despretensiosa” elaboração de Victor Serge. Pois apesar de ter uma serie de limitações que ele mesmo reconhece, sua obra é superior a dos outros porque contem uma interpretação marxista sobre a violência e a repressão.
Para Serge, como marxista, a violência e a repressão não são produto da maldade dos homens senão da existência do Estado, de seu caráter de classe e do fato inegável de que qualquer Estado é uma ditadura de classe.
É com esta visão que Serge analisa a violência e a repressão na historia, nos