trabalho administração
Aluno(s):
CLAUDIA NOBRE DE OLIVEIRA - RA1327491
CRISTIANE S. SANTOS DORNELES - RA 1328067 cpf
ENEIAS EDUARDO DE SOUZA- RA 1327203 cpf 04579226135
VALERIA NOGUEIRA - RA1335640
POLO
JUINA
2013_
Pergunta: O que significa “livre comércio” entre países?
Livre-comércio
Zona de livre comércio é um bloco econômico regional formado por diversos países, com a finalidade de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias entre os países membros.
. O objetivo da área de livre comércio é estimular o comércio entre os países participantes.
As zonas de livre comércio foram criadas após a Segunda Guerra Mundial, quando além de se formarem os grandes blocos econômicos, diversos países se uniram para a formação de organizações geopolíticas e econômicas, constituindo blocos econômicos regionais de vários tipos, entre eles, as zonas de livre comércio com o objetivo de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias.
Além das zonas de livre comércio foram criadas as uniões aduaneiras (abertura de mercados internos entre os países membros ou com nações externas) ou de mercados comuns (livre circulação de pessoas, mercadorias, serviços e capitais).
Entre os blocos de livre comércio encontra-se o Mercosul (Mercado Comum do Sul), criado em 1991, com o objetivo de instalação de zona de livre comércio, eliminação de barreiras alfandegárias e união aduaneira. Os membros do Mercosul são: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Em nossa opinião temos que olhar para os vizinhos, a importância do Brasil exige que tenhamos essa responsabilidade. Todos os países têm que ter consenso sobre uma questão para atuarmos em conjunto, acrescentando que o interesse brasileiro em garantir um mercado de circulação livre passa pela ampliação dos potenciais consumidores das produções de cada país. Integrando-se, nos