Partes de um Transformador
1. Bucha de Alta Tensão
As buchas de alta tensão em transformadores de potência têm por função prover isolamento elétrico entre o condutor energizado que atravessa o tanque e o próprio tanque para a tensão nominal e sobretensões do sistema e ainda servir como suporte mecânico para os condutores e conexões externas. São constituídos de corpo isolante
(porcelana), condutor passante (cobre ou latão), terminal (bronze ou latão) e vedações
(borracha e papelão). Da classe de 15, 24.2 e 36,2kV e todas com capacidade de 160A.
1.1.
Terminais de Alta Tensão
As buchas e terminais do enrolamento de alta tensão devem estar de acordo com as NBR’s 5034 e 5435. Os transformadores monofásicos fase-neutro devem ter o terminal de neutro H2T do enrolamento primário ligado internamente ao tanque através do dispositivo desconectável. Todos os terminais devem ser estanhados.
2. Tampa
O tanque e a respectiva tampa devem ser de chapas de aço, laminadas a quente, conforme a NBR 6650 e a NBR 11888. O transformador deverá ser projetado e construído para operar hermeticamente selado, devendo suportar variações de pressão interna, bem como seu próprio peso, quando levantado. A tampa, o corpo e o fundo do tanque devem ser construídos em chapas de aço com espessuras mínimas definidas na Tabela a seguir:
Tabela - Espessura de Chapas do Tanque
Nota: As espessuras deverão estar sujeitas às tolerâncias da norma NBR 6650.
3. Abertura para Inspeção
Os transformadores devem ter, quando necessário, uma ou mais tampas auxiliares na tampa principal, para permitir o desligamento dos terminais internos para as buchas, mudanças de derivações e inspeção.
4. Guarnição
O material usado nas guarnições não deve afetar e nem ser afetado pelo óleo isolante nas condições de operação do transformador, conforme a norma NBR-5356.
Deve possuir temperatura compatível com a classe do material isolante do transformador e ser