ferramentas da qualidade
Segundo o dicionário Michaelis é:
1. Atributo, condição natural, propriedade pela qual algo ou alguém se individualiza, distinguindo-se dos demais; maneira de ser, essência, natureza;
2. Excelência, virtude, talento;
3. Caráter, índole, temperamento;
4. Grau de perfeição, de precisão, de conformidade a um certo padrão.
Para uma indústria, de uma forma bem genérica, a qualidade está caracterizada na entrega de um determinado produto sem nenhum defeito e cujo cliente esteja satisfeito, para uma prestadora de serviço, o que realmente impressiona é o diferencial, é a qualidade no atendimento.
Para o guru Deming (1990), a qualidade começa com a intenção que é determinada pelos dirigentes, com vistas a alcançar o público interno e externo, tanto os atuais quanto os futuros. Para Juran (1992), ele classifica a qualidade como a adequação ao uso, isto quer dizer que a organização terá que adequar sua estrutura ás necessidades de mercado.
E o que são ferramentas da qualidade?
Ferramentas da Qualidade são técnicas que utilizamos com a finalidade de mensurar, definir, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. Elas permitem o maior controle dos processos ou melhorias na tomada de decisões.
Existem ferramentas adequadas para estudar determinados problemas.
As 7 Ferramentas da Qualidade:
1. Gráficos de Dispersão: permite a identificação de qualquer tendência de variação conjunta entre variáveis, ajudando na determinação da causa raiz de problemas.
2. - Diagrama de Controle: permite a melhor visualização do comportamento de um processo/atividade com relação à variação para identificar se determinado comportamento é ou não é previsível.
3. - Folha de Verificação: usada quando se pretende coletar dados com base em observações amostrais a fim de determinar um modelo, facilitar a coleta e análise de