contrução de rodovias
Este trabalho tem a finalidade de documentar os possíveis riscos para a saúde dos trabalhadores quando da preparação e da aplicação da pavimentação com asfalto, com o objetivo de implantar medidas de segurança para evitar tais riscos químicos, físicos, biológicos e de acidentes.
Máquinas para construção de estradas
As etapas para construção de estradas contam com uma serie de equipamentos, tais como: Trator de esteira, escavo empurradora, escavo transportadora, escavo carregadora, aplainadoras, unidades de transporte (caminhões), unidades compactadoras, vibroacabadora, e rolo liso.
Todos esses equipamentos trazem uma série de riscos para os trabalhadores, pelo fato de produzirem ruídos, vibrações, poeira, riscos de acidentes e entre outros.
Essas máquinas devem ser enclausuradas e climatizadas para maior conforto do funcionário, e quando for feito o uso dessas maquinas devesse isolar o local para evitar a movimentação na área de trabalho, para evitar atropelamentos.
Riscos Ambientais
Riscos ambientais são aqueles causados por agentes físicos, químicos ou biológicos que, presentes nos ambientes de trabalho, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição. Alguns fatores que podem causar riscos ambientais são:
• Agentes físicos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações etc.
• Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória ou através da pele etc.
• Agentes biológicos: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
Tendo estes dados sobre riscos ambientais podemos constatar que em uma construção de estrada temos os riscos: Físico: que se da através dos ruídos e vibrações das maquinas, as temperaturas extremas e radiações