ferramentas da qualidade
As sete ferramentas básicas da qualidade são utilizadas nos processos de uma empresa visando minimizar, solucionar os possíveis erros que possam ocorrer durante a execução de uma atividade. Muitas empresas utilizam e buscam através dessas ferramentas obterem os resultados desejados e se destacarem no mercado. Assim as principais sete ferramentas básicas da qualidade que podem ser utilizadas por uma empresa são: Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa-e-Efeito, Lista de Verificação, Histograma, Brainstorming, Gráfico de Controle ou Carta de Controle e Fluxograma.
Diagrama de Pareto
Segundo Godoy, o gráfico de pareto se originou em um trabalho realizado por Vilfredo Pareto quando realizava um trabalho na área de economia onde fazia a distribuição de renda concentrada na população. Onde após analises ele concluiu as causas responsáveis e dados para responder e solucionar quais os problemas e índices baixos e altos da renda/população. Assim o diagrama de pareto é um gráfico de barras que demonstra dados do maior para o menor, de forma decrescente, podendo ser visualizado todos os problemas, e também tem a facilidade de visualizar e identificar as causas mais importantes.
Abaixo segue um exemplo demonstrando o diagrama de pareto:
Fonte: Portal Action
Diagrama de Causa e Efeito
O diagrama foi desenvolvido em 1943 na Universidade de Tóquio por Ishikawa, sendo uma ferramenta que possibilita a organização das informações e dos problemas e a visualização das possíveis causas e seu efeito. É também conhecido como diagrama de Ishikawa e como espinha de peixe. Essa ferramenta é bastante utilizada na administração para o gerenciamento e o controle de qualidade. Pode-se verificar abaixo representação do diagrama:
Fonte: Lugli Nesse diagrama temos as causas dos problemas que ocorrem e seus efeitos que podem ser designados em método, máquina, medida, meio ambiente, mão-de-obra e material, conforme avaliação da empresa