FENOMENOLOGIA RELIGIOSA
1. PESQUISE E EXPLIQUE O SIGNIFICADO DO TERMO FENOMENOLOGIA
2. QUAL O SIGNIFICADO DE FENOMENOLOGIA RELIGIOSA A PARTIR DO TEXTO?
3. EXPLICITE AS DIMENSÕES SUBJETIVAS E OBJETIVAS DO FENÔMENO RELIGIOSO PRESENTES NA DEFINIÇÃO QUE O AUTOR DÁ AO TERMO RELIGIÃO.
4. EXPLIQUE M QUE SENTIDO OS EXEMPLOS DADOS PELO AUTOR PARA TENTAR COMPROVAR A UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO SÃO PLAUSÍVEIS OU NÃO.
5. PESQUISE E APRESENTE RESUMIDAMENTE AS IDEIAS BÁSICAS DE FEURBACH, KARL MARX E FREUD A RESPEITO DE DEUS E DA RELIGIÃO.
6. O TRECHO ABAIXO FOI EXTRAÍDO DO TEXTO DE MARX CHAMADO “CONTRIBUIÇÃO À CRÍTICA DA FILOSOFIA DE HEGEL”, DO LIVRO “MANUSCRITOS ECONÔMICOS FILOSÓFICOS” LEIA-O ATENTAMENTE E POSICIONE-SE CRITICAMENTE A RESPEITO DO MESMO.
"(...) O HOMEM, QUE NA REALIDADE FANTÁSTICA DO CÉU, ONDE PROCURA UM SER SOBRE-HUMANO, ENCONTROU APENAS O SEU PRÓPRIO REFLEXO, JÁ NÃO SERÁ TENTADO A ENCONTRAR A APARÊNCIA DE SI MESMO - UM SER NÃO HUMANO - ONDE PROCURA E DEVE BUSCAR A SUA AUTÊNTICA REALIDADE. É ESTE O FUNDAMENTO DA CRÍTICA IRRELIGIOSA: O HOMEM FAZ A RELIGIÃO; A RELIGIÃO NÃO FAZ O HOMEM. E A RELIGIÃO É DE FACTO A AUTOCONSCIÊNCIA E O SENTIMENTO DE SI DO HOMEM, QUE OU NÃO SE ENCONTROU AINDA OU VOLTOU A PERDER-SE. MAS O HOMEM NÃO É UM SER ABSTRATO, ACOCORADO FORA DO MUNDO. O HOMEM É O MUNDO DO HOMEM, O ESTADO, A SOCIEDADE. ESTE ESTADO E ESTA SOCIEDADE PRODUZEM A RELIGIÃO, UMA CONSCIÊNCIA INVERTIDA DO MUNDO, PORQUE ELES SÃO UM MUNDO INVERTIDO. A RELIGIÃO É A TEORIA GERAL DESTE MUNDO, O SEU RESUMO ENCICLOPÉDICO, A SUA LÓGICA EM FORMA POPULAR, O SEU POINT D' HONNEUR ESPIRITUALISTA, O SEU ENTUSIASMO, A SUA SANÇÃO MORAL, O SEU COMPLEMENTO SOLENE, A SUA BASE GERAL DE CONSOLAÇÃO E DE SUA JUSTIFICAÇÃO. É A REALIZAÇÃO FANTÁSTICA DA ESSÊNCIA HUMANA, PORQUE A ESSÊNCIA HUMANA NÃO POSSUI VERDADEIRA REALIDADE. POR CONSEGUINTE, A LUTA CONTRA A RELIGIÃO É INDIRETAMENTE A LUTA CONTRA AQUELE MUNDO CUJO AROMA ESPIRITUAL É A RELIGIÃO. A MISÉRIA