fenomenologia religiosa
Bloco de Notícias do Mestrado na UNICAP (PERÍODO DE 16/01/2009 A 16/01/2014)
▼
21/10/2013
FENOMENOLOGIA E RELIGIÃO
DREHER, Luís H. (Org.)
A essência manifesta: a fenomenologia nos estudos interdisciplinares da religião.
Juiz de Fora: Editora UFJF, 2003.
A obra congrega ensaios de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora, ligados ao Mestrado e Doutorado em Ciência da Religião, bem como de outros estudiosos do assunto no Brasil. Tem como objetivo mostrar que a religião e a teologia acontecem como fenomenologia hermenêutica, além de suscitar uma discussão sobre métodos no estudo da religião, valorizando especialmente os influxos da fenomenologia em vários ramos deste saber.
Contém texto filosóficos de Antônio H. Campolina Martins, "Da demonstração fenomenológica à demonstração lógica: a leitura fenomenológica de Tomás de Aquino na síntese de Edith Stein", e Acylene M. Cabral Ferreira, "Fenomenologia, religião e teologia em Martinh Heidegger". Dois ensaios relacionam a seguir a fenomenologia com as ciências da religião e a psicologia da religião: "A fenomenologia da religião: temas e questões sob debate", de Vitória P. de Oliveira, e "O estudo da religião entre a fenomenologia e a psicologia", de Sidnei V. Noé.
No terceiro grupo de textos desenvolve-se diálogo entre dois autores sobre as relações entre fenomenologia e sociologia: "A persistência do método fenomenológico na sociologia da religião: uma aproximação sob o prisma da essência e da forma" de Antonio G. Mendonça e "Comentários sobre o texto de Antonio G. Mendonça", de Fátima R. G. Tavares. No último bloco, o texto de Rodrigo T. França, "A fenomenologia da religião de Rudolf Otto: uma vereda para os estudos de religião e literatura", traz a perspectiva literária, e Eduardo Gros a da psicanálise, com "Considerações sobre fenomenologia e teoria freudiana nos estudos da religião a partir de Paul Ricoeur". O livro é um achado para quem se pre-ocupa com questões