A fenomenologia da religião
CIÊNCIA HUMANAS
CURSO DE CONVALIDAÇÃO
VANDALVA MARIA MOREIRA OLIVEIRA
A FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO
Trabalho apresentado ao Profº José Carlos de Mendonça Da Matéria Fenomenologia da Religião. Do Curso Convalidação de teologia.
Feira de Santana-Ba
2012
A FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO
A Religiosidade das pessoas é observada pelo comportamento na vida diária. Através do jeito de entrar e sair de um local, também uma expressão corporal quando alcança o sucesso de uma boa pesca ou caça a forma do controle alimentar, o jeito de olhar certos objetos o pronunciamento de algumas palavras ao entrar nas águas do mar, piscina, etc. Somam-se ainda os ritos e mito vindo do tempo antigo.
A Fenomenologia da Religião se ocupa em conhecer os fenômenos da religiosidade a fim de entender o que envolve as ideias que norteiam estes pensamentos e seus significados. Cacio Silva aconselha aos Evangelista que antes de pregar o Evangelho deve fazer um prévio levantamento de dados sobre a cultura do povo que vai ser evangelizado.
Cacio Silva relata que em algumas áreas no meio de uma cultura oferece possibilidade de análise, exemplo: o sistema de parentesco, o político, a cultura material. Para isso é utilizado métodos adequados encontrados na ciência específica. A Antropologia cultural é a ciência mais adequada para colaborar com os missionários a fim de compreender os povos que eles pretendem evangelizar.
A Língua e a religião são conhecidas como dois sistemas culturais amplos e complexos sendo abordados com mais critérios. Segundo Lothar Maser, etnólogo alemão: “a religião é um fenômeno universal, presente em todas as culturas”. O discurso de Cácio Silva sobre ateísmo é que essa manifestação não passa de cunho individual ou opção sociopolítica. Observando pelo ângulo