cultura teologica
PROFESSORA: LILIANE VALBOM
FEFIL – BACHAREL E LICENCIATURA – 2013 – 2º SEMESTRE
O QUE É RELIGIÃO – DEUS – CONHECIMENTO RELIGIOSO, ENFIM ... PARA QUE SERVE.
POR QUE EXISTEM TANTAS RELIGIOES NO MUNDO?
As religiões tem aumentado porque as pessoas não seguem integralmente o que a Bíblia orienta. Muitos querem que a palavra de Deus entre em conformidade com suas vidas e não que suas vidas sejam mudadas pelas Escrituras.
Segundo David Barrett
A religião cristã, por exemplo, era praticamente fixa no século XX. Havia apenas 558 milhões de cristãos no mundo em 1900. Em contraste, chegamos a cerca de 2 bilhões de cristãos na metade de 2012.
Barrett contabilizou 350 milhões de protestantes, divididos em centenas de denominações e mais 80 milhões pertencestes à comunhão Anglicana, que para muitos são um híbrido de católicos e protestantes.
Mesmo assim, o Islã é a religião que mais cresce no mundo hoje. Dos 200 milhões de seguidores em 1900, os muçulmanos cresceram mais de 500% durante o século 20.
O total do que Barrett chama de “religiões diferentes” cresceu de 1000, no ano de 1900, para 10 500 hoje, e deve chegar a 15 000 nos próximos 25 anos. Embora este crescimento pareça absurdo, o surgimento das novas religiões mostra que o mundo moderno não é tão ateu nem rejeita tanto assim a religiosidade quanto se pensa.
Texto adaptado do livro "Jesus e sua doutrina", de A. Laterre, editora Madras)
Visualize por um momento, você, como um benévolo missionário, em expedição por terras distantes com o objetivo de disseminar a boa-nova de seu culto. Chegando a certo ponto, se vê diante de uma tribo de selvagens que cultuam e prestam homenagens a uma entidade abstrata, que é considerada Superior e Criadora do tudo.
Essa entidade, ou o Deus desta tribo é representado por um boneco de barro ordenado envolto a um templo rude, onde seus seguidores se mostram em êxtase ao som