cultura teologica
RELIGIÃO: OBJETO DE CULTURA
Como um fenômeno humano, a religião é estudada pela Teologia, pela Filosofia, pela História, pela Psicologia, Sociologia ...
Não se sabe com exatidão quando o pensamento religioso surgiu na espécie humana. “Funerais em que os mortos eram sepultados com flores ou amuletos são indícios claros de manifestações religiosas, talvez as mais antigas na história da humanidade”, diz o historiador Walter Burkert, da Universidade de Zurique (Suíça), autor do livro “A criação do sagrado”.
Os sepultamentos mais antigos de que se tem notícia datam de 30 mil anos. Fala-se de descobertas arqueológicas de 60 mil anos, que mostram sinais de sepultamentos com indícios de ritos religiosos
“Encontram-se no passado, e se encontram até hoje, sociedades que não possuem ciência, nem artes, nem filosofia. Mas nunca existiu sociedade sem religião”.
Religião: uma característica essencialmente humana.
Definições de religião
Há várias etimologias (origem):
Vem de RE-LEGERE RE- (RE-LER): considerar o que pertence ao culto divino, ler de novo, ou então reunir;
Ou ainda, RE-LIGARE (re-ligar): ligar o homem de novo a Deus. O homem vai a Deus e Deus vai ao homem;
Agostinho fala em REE-LIGERE .(re-eleger): tornar a escolher Deus, perdido pelo pecado.
Batista Mondin define religião como “um conjunto de conhecimentos, de ações e de estruturas com que o homem exprime reconhecimento, dependência, veneração em relação ao Sagrado” Texto será analisado em sala Rubem Alves afirma: “A linguagem científica pretende descrever o mundo e a linguagem religiosa exprime como o homem vive, em relação ao mundo... A religião não é uma hipótese acerca da questão filosófica da existência dos deuses... Separemos, portanto, de uma vez por todas, a questão da existência de Deus –que é uma questão filosófica –da experiência religiosa.
A primeira é uma hipótese acerca do objeto. A outra é uma paixão subjetiva”
Elementos constitutivos da religião: