Fenomenologia da religião
Neste presente trabalho discorremos sobre as abordagens do autor, Severino Croatto que apresenta o estudo da fenomenologia da religião em sua relação com as ciências da religião percebendo o objeto da fenomenologia através da aproximação com outras ciências começando pela História das religiões, base para todas as vertentes, no seu aspecto descritivo e analítico, passando pela sociologia, psicologia, filosofia e teologia das religiões, até chegar à fenomenologia da religião que se ocupa do entendimento e estudo do conjunto dos fatos religiosos das experiências religiosas do ser humano, em seu contexto vital, enquanto manifestações da cultura humana. O Estudo do sagrado/divino/profano e da tipologia das religiões.
A Fenomenologia da Religião - Capitulo 1
O fato religioso pode ser abordado por todas as ciências humanas ou ciências sociais, cada uma a partir do que lhe é próprio.
1. A história das religiões.
Esta ciência é básica para todas as outras vertentes da ciência das religiões. A razão é necessária para interpretar um fato religioso, precisamos também conhecê-lo.
A história das religiões é descrita quando mostra fatos religiosos concretos, que foram deixados ou transmitidos pelo ser humano são alguns deles: os monumentos, os ritos, as obras de arte, os textos e seus conteúdos e tudo mais que apareça como expressão religiosa.
Pode-se estabelecer uma tipologia das religiões, por exemplo: religiões étnicas ou fundadas, politeístas ou monoteístas.
O objetivo material da historia das religiões é o conjunto dos fatos religiosos em si mesmos ou comparados enquanto manifestações da cultura humana.
2. A sociologia da religião.
Essa ciência veio com Emile Durkheim (francês, 1858-1917). Ele afirmava que, a religião é uma forma fundamental de coesão social.
Sociologia da religião é a suposição de que os fenômenos religiosos falam da realidade social e, simultaneamente, que a tradição geradora de mitos e ritos é