Fenomenologia Religiosa
FENOMENOLOGIA RELIGIOSA
Belo Horizonte
2014
1-Disserte sobre a planetaridade do fenômeno religioso explicando as suas raízes ontológicas.
Em todas as culturas por mais primitiva que seja há vestígios de religião. O fenômeno religioso marca sua presença de um modo universal e constante, não só no campo que lhe é específico, como, ainda, em muitos, outros, históricos, políticos, sociais, artísticos, filosóficos etc.O homem busca sentido, respostas para satisfazer a suas inquietações para tudo que está em sua volta e acaba como resultado dessa busca por explicações tendo a religião como base.
2-Explique o que o autor quer dizer com o conceito reducionismo.
Reducionismo, em filosofia, é o nome dado a teorias correlatas que afirmam, grosso modo, que objetos, fenômenos, teorias e significados complexos pode ser sempre reduzidos, ou seja, expresso em unidades diferentes, a fim de explicá-los, a suas partes constituintes mais simples.O autor define reducionismo como a falta de maiores questionamentos, o homem atual se deixa levar, descurado e desligado dos valores afirmados pela religião, fechado num mundo sem horizontes, num imanentismo total, preocupado apenas com o seu devir no “aquém”.
3-Qual a importância do método fenomenológico para ultrapassarmos a perspectiva reducionista. Explique o que é fenomenologia.
Segundo o autor o método fenomenológico ao se afirmar como estudo religioso embasando-se no objeto: o fato religioso, e método próprio, conferem-lhe formalmente status “científico”.Contudo, não a tornam segregada em si mesma, já que para alcançar seu