Fenois
aplicaçoes o fenol comum (ou ácido fênico) é obtido atravéz da hulha (carvão mineral).Por possuir propriedades fungicidas e bactericidas, o fenol foi muito utilizado como ácido anti-séptico durante o século XIX, sendo ainda hoje usado com essa mesma função em tratamentos dermatológicos. O fenol é uma substância tóxica, irritante e de cheiro forte. É utilizado na composição vários produtos: *Creolina (desinfetante); *Braquelita (material usado na fabricação de plásticos); *Corantes orgânicos; *Aluns medicamentos. Por exemplo o ácido acetilsabicílico (um composto da aspirina); *Ácido pícrico (explosivo utilizado na produção de foguetes); *Perfumes; *Ipermetabilizantes usados para conservação de madeira; *Lisol (uma mistura de cresóis em sabão, apresentando efeitos de detergentes).
Muitos desinfetantes contêm fenol em sua composição. Alguns desses fenóis são comuns em plantas, podendo ser obtidos atravéz das folhas e das pétalas. Nesses casos apresentam odores característicos.
Fenol comum exemplos Esse composto fenólico é mais tóxico que o cresol, recebe a denominação de ácido fênico ou carbólico, hidroxi benzeno, possui fórmula molecular C6H6O.
Em condições ambientes se apresenta como sólido incolor, é usado na obtenção dos seguintes produtos: aspirina, ácido pícrico, baquelites e fenolftaleína. Veja como se obtêm cada um desses compostos a partir do fenol comum:
Aspirina: esse famoso analgésico é produzido a partir da reação com fenol que dá origem ao ácido salicílico, com posterior reação com cloreto de acetila se obtém o produto final: ácido acetil-salicílico (aspirina ou AS).
Ácido pícrico: produto formado quando um fenol reage com ácido nítrico na presença de ácido sulfúrico, essa reação é denominada de nitração e dá origem ao hidroxi-trinitro benzeno, mais conhecido como Ácido pícrico. Esse composto é usado na fabricação de foguetes.
Baquelites: a reação de fenóis com o aldeído