FENOIS
Fenóis são compostos que possuem o grupo hidroxila (-OH) ligado diretamente ao anel benzênico.
A principal característica dos fenóis é a ação antibacteriana e fungicida, e justamente por isso causou uma revolução por volta do ano de 1870, nessa época foi usado como anti-séptico e salvou muitos pacientes de mortes causadas por infecção pós-operatória. Aliás, o fenol foi o primeiro anti-séptico a ser comercializado.
Os fenóis são muito usados na indústria, na fabricação de perfumes, resinas, vernizes, tintas, adesivos, cosméticos, corantes e explosivos. Eles possuem ação bactericida devido ao mecanismo de coagularem proteínas de micro-organismos como as bactérias e fungos. Nas fazendas, usa-se uma mistura dos fenóis orto, meta e paracresol para a desinfecção do local de ordenha das vacas, para não haver contaminação do leite. Essa mistura de fenóis é conhecida popularmente como Creolina.
Essa propriedade bactericida e fungicida dos fenóis foi descoberta por volta de 1870. Nessa época era comercializado como antisséptico na forma de solução aquosa, e foi fundamental para diminuir o número de mortes causadas por infecção pós-operatória.
Mas o uso do fenol para assepsia foi proibido após a descoberta que este composto causa queimaduras quando em contato com a pele, por ser corrosivo, e ainda é venenoso quando ingerido por via oral.
Propriedades químicas
Os fenóis têm caráter relativamente ácido, porém, menos ácido que os ácidos carboxílicos Os fenóis podem ser facilmente diferenciados dos álcoois por meio de alguns testes simples em laboratório.
Propriedades
Fórmula molecular
C6H5OH
Massa molar
94.11 g/mol
Aparência
Sólido cristalino branco
Densidade
1,07 g·cm-3 1
Ponto de fusão
41 °C 1
Ponto de ebulição
182 °C 1
Solubilidade emágua
84 g·l-1 a 20 °C)1
Pressão de vapor
0,2 hPa (20 °C)1
Acidez (pKa)
9,99 2
Momento dipolar
1.7 D [carece de fontes]
Os fenóis encontram diversas