Fenois
Os fenóis são compostos que possuem o grupo hidroxila ligado ao anel benzênico. A principal característica que eles apresentam é a ação antibacteriana e fungicida, sendo que ele foi o primeiro antisséptico a ser comercializado, sendo usado para tratamentos dermatológicos.
Pode-se destacar que os fenóis são pouco solúveis em água, se encontram no estado sólido e são incolores. Esses compostos são extraídos do alcatrão da hulha, um tipo de carvão mineral que contém betume, e possuem aplicações na fabricação de corantes, resinas e até de explosivos.
Os fenóis apresentam caráter ácido e é devido a isso que também são conhecidos por ácido fênico. São tóxicos, irritantes e possuem cheiro forte.
Sua utilização vai desde desinfetantes, corantes, tintas, vernizes, medicamentos, perfumes, até explosivos utilizados na explosão de foguetes e lisol, que apresenta função semelhante ao detergente.
É importante ressaltar que eles podem ser classificados de acordo com o número de hidroxilas em três diferentes tipos:
-Monofenóis: compostos que possuem apenas uma hidroxila na molécula;
- Difenóis: apresentam duas hidroxilas na estrutura molecular e;
- Trifenóis: que contam com três hidroxilas na molécula.
Referências Bibliográficas
ALVES, Líria. Fenóis. Disponível em:. Acesso em: 09 de setembro de 2014.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Principais fenóis no cotidiano. Disponível em:< http://www.mundoeducacao.com/quimica/principais-fenois-no-cotidiano.htm> .Acesso em: 11 de setembro de 2014.
Em termos técnicos:
Fenóis são compostos que possuem o grupo hidroxila (-OH) ligado diretamente ao anel benzênico.
A principal característica dos fenóis é a ação antibacteriana e fungicida, e justamente por isso causou uma revolução por volta do ano de 1870, nessa época foi usado como anti-séptico e salvou muitos pacientes de mortes causadas por infecção pós-operatória. Aliás, o fenol foi o primeiro anti-séptico a ser comercializado.
Em geral, os fenóis são