CRISE DA MEIA IDADE
Universidade Presidente Antônio Carlos
Disciplina: Teoria do Desenvolvimento 3
Professora:
Data: 08/09/2014
Nome: Carolina
Período:
Questões
1) Quão comum é a “crise da meia-idade”?
2) Quanto muda a personalidade durante a meia-idade? Quais as semelhanças entre o desenvolvimento dos homens e o das mulheres?
3) A maioria dos casamentos fica mais feliz ou infeliz nos anos intermediários? Qual a probabilidade de divórcio nessa época?
4) Como os homossexuais se adaptam na meia-idade?
5) Como mudam as amizades?
6) Como as pessoas de meia-idade se relacionam com seus filhos, pais e irmão? Como elas lidam com o “ninho vazio” (e, às vezes, com a chegada dos netos) e a responsabilidade por pais envelhecidos?
7) Quais as diferenças no papel dos avós em relação ao passado?
1- Crise da meia idade, mais conhecida nesta fase, por uma etapa de conflitos consigo mesmo e de tantas turbulências. É nesta etapa que os indivíduos tomam conta de que sua juventude passou e que a velhice se aproxima gerando inseguranças e medos. A chegada de vários fatores que desencadeia a crise da meia idade acaba levando a pessoa ao um estresse psicológico. Os fatores são: saída dos filhos de casa, menopausa, aposentadoria, morte dos pais e etc... A vivência desses momentos pode ser um desejo imediato de querer mudanças positivas, para se sentir útil.
2- Bom, as personalidades das pessoas de meia idade podem vir a ser diferente do que era antes, devido às experiências vivenciadas. É o momento de reflexão e reavaliação da própria vida, o que com certeza pode gerar mudanças na personalidade de cada indivíduo. Carl Jung afirmava que homens e mulheres de meia idade expressam aspectos da personalidade antes reprimidos. Duas tarefas necessárias são abandonar a imagem de jovem e reconhecer a personalidade.
3- Os casamentos nestas fases podem se tornar mais maduros, sem muitas cobranças e com uma pitada